sábado, 7 de novembro de 2009

Coisas que me irritam

Quinta-feira, estou eu indo ao meu banco de todo dia quando avisto de longe três caras na calçada em frente ao banco. Eu já os tinha visto antes, são universitários que em troca de um par de revistas (Quem+Época) pede uma 'colaboração que venha do fundo do seu coração' para a formatura deles.
Chegando perto da entrada do banco um deles me parou:

" - Moça, você pode ajudar a gente? Você leva uma revista de fofoca e uma de informação e deixa a quantia que o seu coração quiser.
- Moço, eu to trabalhando, não tenho dinheiro nenhum comigo aqui.
- Mas moça, só dois reaizinhos pra ajudar. É pra nossa formatura.
- Não é que eu não queira ajudar, mas estou sem bolsa, sem bolsos... Só tenho esse envelope de depósito na mão.
- Então tá moça. Que Deus te abençoe."

Até então tudoo bem. Chega no dia seguinte estão os três lá, parados no mesmo lugar. Logo que eu me aproximei o mesmo cara do dia anterior me pára de novo, e dessa vez já chegou passando a mão no meu ombro ¬¬. Amigo conversar pegando em mim, ok, mas a criatura nem me conhece e vem com essa intimidade toda? Negativo.
Minha irritação já começou aí. Me desvencilhei do braço dele e tentei passar. O cara simplesmente entrou na minha frente e não me deixou prosseguir.

" - Moça, a gente tem essas revistas aqui, você leva duas e deixa uma quantia em dinheiro pra colaborar com a gente.
- Eu ainda estou trabalhando, moço. Não trago dinheiro meu pra cá, só o da empresa.
- Mas são só dois reais.
- Eu só tenho papel na mão. - mostrando os envelopes.
- Moça,a gente precisa do dinheiro pra formatura, é pra faculdade, ajuda aí...
- Eu sei. Eu também faço faculdade e to aqui trabalhando, 'querido'.
- Mas é só uma contribuição pequena.
- Que parte do 'não tenho dinheiro' você ainda não entendeu?"

Não basta estar atrapalhando meu caminho, tem que se fazer de coitado.

Eu não quero ser 'A malvadona'. Acho super bacana essa iniciativa no pessoal de vender revistas pra arrecadar uma grana pra formatura, mas tudo tem um limite, né?
Você oferece. Aceitou? Ótimo, estrelinha na testa pra você! Recusou? Está trabalhando? Passa pro próximo.
É tão mais simples.

Nenhum comentário: